segunda-feira, 13 de abril de 2009

PRIMEIRA ENTREVISTA AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


“Silêncio dos Teus Olhos” em Loulé
09-04-2009 20:48:00

O livro “Silêncio dos Teus Olhos”, de Hugo Girão, vai ser apresentado em Loulé, no dia 11 de Abril. O Observatório do Algarve esteve à conversa com o autor.

Hugo Girão assume-se com fortes raízes à cidade de Loulé, classificando-se mesmo como um louletano “emprestado". Nascido em Lisboa, viveu cerca de seis anos na cidade algarvia, onde deixou “grandes amigos”.

O autor decidiu, por isso, apresentar o seu mais recente livro”Silêncio dos Teus Olhos” como “uma homenagem à cidade que me acolheu e aos amigos que tenho aí”.

A obra, publicada em Janeiro deste ano, é “uma homenagem às mulheres”, em particular às mulheres que influenciam a vida do autor.

“É um livro muito intimista, quem me conhece sabe que tem muito a ver comigo. É dedicado às mulheres da minha vida”, explica Hugo Girão, que se inspirou numa reportagem que relatava um caso em que uma cantora em coma reagiu com lágrimas ao ouvir uma música e também nas mulheres que conheceu e que conseguiram ultrapassar situações difíceis.

Quanto à aceitação do público, Girão afirma que é cedo para fazer uma avaliação.

“Ainda não tenho um nome comercial de peso no panorama nacional, no entanto, é o meu segundo livro com a Fronteira do Caos, que neste momento é uma das editoras do país que está a apostar nos novos valores, e creio que a aceitação está a ser muito boa para um escritor que lança o seu terceiro livro”, explica.

Filho do músico e produtor Fernando Girão, Hugo começou a escrever prosa poética aos 12 anos. Em 2000, compõe dois temas que integram o projecto “Pirilampo Mágico” daquele ano.

Mais tarde muda-se para Loulé onde conhece a Casa da Cultura e inicia colaborações como compositor de músicas para produções de teatro da Associação e actor.

“Durante esse tempo fiz parte da organização do Festival de Jazz, integrei a direcção da Casa da Cultura e escrevi uma peça que se chama “As Minhas Asas", em co-autoria com a Ana Paula Sousa”, recorda.

Quando se mudou para Espanha, onde reside e trabalha actualmente, descobriu a internet e, através de um projecto brasileiro, o abrali.com, editou alguns trabalhos em duas antologias poéticas.

Ainda no país vizinho, em 2004, conheceu uma professora de teatro Argentina que o incentivou a escrever em narrativa.

Após ler a obra “O Cavaleiro da Armadura Enferrujada”, de Robert Fisher, em finais de 2005, o autor ganha inspiração para escrever “O rei e o homem que já tinha sido”, publicado em 2006, pela Papiro Editora.

“O meu primeiro livro foi uma explosão. Foi uma coisa que eu tinha adormecida”, lembra.

Em 2007, publica“ O Silêncio das Almas”, escrito a quatro mãos com Isabel Fontes.

Em 2008 dedicou-se totalmente ao livro “O Silêncio dos Teus Olhos”, uma obra “intimista, com muito de místico e de fé”.

Na gaveta, Hugo Girão guarda um livro infantil “à espera do melhor momento para sair para o mercado”, conta.

Quanto a planos para o futuro, o autor confessa que têm dois projectos na calha: “Um deles que gostaria que fosse um projecto muito humano, baseado numa música do Pedro Abrunhosa que se chama “Luz”, do seu último álbum, e tenho outro relacionado com as minhas crenças espirituais, é um livro ainda muito embrionário mas que já está começado”, conclui.

“O Silêncio dos Teus Olhos” vai ser apresentado em Loulé, no dia 11 de Abril, às 17h00, no espaço cultural Chá D’Arte. Para ler um excerto do livro clique aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário